Preparar Pães é uma Arte e Saboreá-los é um Prazer. Adoro preparar vários tipos de pães e prestigio muito o trabalho destes Artistas.
8 de julho - Dia do Padeiro!!!
As Receitas foram todas preparadas por mim.
Bom Apetite!!! Boa Leitura!!!
A panificação é uma atividade muito antiga. Os primeiros pães foram assados sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas. A utilização de fornos de barro para cozimento dos mesmos começou com os egípcios, sendo atribuída a eles também a descoberta do acréscimo de líquido fermentado à massa do pão para torná-la leve e macia.
Na mesma época, os judeus também fabricavam pães, porém sem fermento, pois acreditavam que a fermentação era uma forma de putrefação e impureza. A Jeová só ofereciam pão ázimo, sem fermento, o único que consomem até hoje na Páscoa.
Na Europa o pão chegou através dos gregos. O pão romano era feito em casa, pelas mulheres, e depois passou a ser fabricado em padarias públicas. Foi aí que surgiram os primeiros padeiros. Com a queda do Império Romano, as padarias européias desapareceram, retornando o fabrico doméstico do pão na maior parte da Europa.
No século XVII, a França tornou-se o centro de fabricação de pães de luxo, com a introdução dos modernos processos de panificação. Depois, a primazia no fabrico de pão passou a Viena, Áustria.
A invenção de novos processos de moagem da farinha contribuiu muito para a indústria de panificação. Durante o processo de evolução da fabricação de pães foram utilizados para triturar grãos de trigo, os moinhos de pedra manuais, os movidos por animais, os movidos pela água e, finalmente, pelos moinhos de vento. Apenas em 1784 apareceram os moinhos movidos a vapor. Em 1881, com a invenção dos cilindros, a trituração dos grãos de trigo e, conseqüentemente, a produção de pães foi aprimorada consideravelmente.
De acordo com o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre, o Brasil conheceu o pão no século XIX. Antes do pão, o que se conhecia, em tempos coloniais, era o biju de tapioca. No início, a fabricação de pão, no país, obedecia a uma espécie de ritual próprio, com cerimônias e cruzes nas massas. Foi com a chegada dos imigrantes italianos que a atividade da panificação começou se expandir.
(fonte:portalsaofrancisco.com.br)
Receitas
strudel de goiabada |
enroladinho de salsicha |
rosca de maçã |
torta de berinjela |
pão de cebola |
Strudel - Maçã com uva passa clara - Ameixa com coco - Frutas cristlizadas com pêssego em calda |
Prepare o strudel com massa folhada e misture os recheios
Strudel de Goiabada
Faça uma farofa com 500 gr de farinha de trigo e 250gr de margarina. Junte 1 colher de sopa de fermento em pó e 1 xic de leite.
Abra a massa (não muito fina), corte tiras de 8 cm de largura e recheie com a goiabada cortada em tiras. Enrole como rocambole e pincele com gema batida com açucar. Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno para assar e corar.
Se desejar passe no açucar de confeteiro.
Em uma tigela coloque 1xic de água, 1 ovo, 3 col de açucar, 3 col de óleo, 30 gr de fermento p/ pão, 1 col de sal. deixe crescer um pouco e coloque a farinha de trigo aos poucos até dar ponto de sovar. Deixe crescer. Abra a massa bem fina, corte em triangulos. Coloque uma gota de ketchup em cada triangulo e a salsicha cortada em 3 partes. Enrole, pincele com ovo e leve ao forno para assar.
Pão de cebola
Bata no liquidificador:
3 ovos, 2 copos de leite morno, 1 copo de óleo, 1 cebola grande, 1 col de sal, 2 col de açucar, 50 gr de fermento para pão. Coloque farinha até dar consistencia. Faça os pãezinhos, pincele com ovo e asse.
Torta de Berinjela
Bata no liquidificador:
4 ovos, 2 xic de leite, 1 xic de óleo, 1 xic de maizena, 1 xic de farinha de trigo, 1 col de sal, 1 col de sopa de feremto em pó. Colque essa mistura em duas formas e os recheios podem variar.
Para o receheio de berinjela:
Refogue duas berinjelas picadas, com alho e cebola desidratado (pode ser fresco), orégano, salsinha, azeitona picada. Coloque o recheio em cima da massa e decore com fatias de tomate e fatias de mussarela, leve ao forno.
Pão de Batata com Catupiry
Ingredientes:1colher de sopa de açúcar ,1 colher de sopa de sal, 1 tablete de fermento biológico , 5 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras e meia de batatas cozidas e espremidas (500 g ), 1 ovo , 1 colher de sopa de óleo, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 xícara de leite morno, catupiry para rechear.Preparo:Sobre uma superfície enfarinhada sove a massa e divida-a em 10 a 15 porções iguais. Recheie cada porção com o catupiry e feche bem formando uma bolinha. Asse.
Ingredientes:1colher de sopa de açúcar ,1 colher de sopa de sal, 1 tablete de fermento biológico , 5 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras e meia de batatas cozidas e espremidas (
WAFFLE |