sábado, 23 de junho de 2012

Quitutes Juninos !!!

Quitutes Juninos? ou será Quitutes para o Ano todo?





Apreciar um bolo de fubá com cafezinho, comer aquela pipoca deliciosa de cinema ou a que o Guto prepara, pé de moleque, paçoquinha, sagu, curau, cuzcuz, e outras gostosuras, não se restringe apenas no mês de Junho, mas degustamos ao decorrer do Ano.
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nessa época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.[fonte:brasilcultura.com.br].


Bolo de Fubá cremoso da Tia Leonor



Pipoca do Guto

Pão de Mel - Chocolates Salton




Sagu

Enroladinhos de Salsicha


Bolo de Paçoca - Mariazinha


Cuzcuz




Manjar Branco - Cural - Canjica




Pão de Calabresa - Moinhos de Vento




Bolo de Milho

Bolo de Fubá com Goiabada



Paçoquinha

Torta de berinjela

Pinhão

Pão de Cebola - Anna Paula


Receitas

Bolo de fubá cremoso da tia Leonor 

Bater no liqüidificador:
2 xic de fubá 
2 xic de açúcar 
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 xic de leite
3 ovos
1 xic queijo ralado
2 colheres sopa de margarina 
1 colher de sopa de fermento 
1 pitada de sal

Coloque em uma forma untada e asse !

Enroladinho de Salsicha
Em uma tigela coloque 1xic de água, 1 ovo, 3 col de açucar, 3 col de óleo, 30 gr de fermento p/ pão, 1 col de sal. deixe crescer um pouco e coloque a farinha de trigo aos poucos até dar ponto de sovar. Deixe crescer. Abra a massa bem fina, corte em triangulos. Coloque uma gota de ketchup em cada triangulo e a salsicha cortada em 3 partes. Enrole, pincele com ovo e leve ao forno para assar.

Pão de cebola

Bata no liquidificador:
3 ovos, 2 copos de leite morno, 1 copo de óleo, 1 cebola grande, 1 col de sal, 2 col de açucar, 50 gr de fermento para pão. Coloque farinha até dar consistencia. Faça os pãezinhos, pincele com ovo e asse.

Torta de Berinjela
Bata no liquidificador:
4 ovos, 2 xic de leite, 1 xic de óleo, 1 xic de maizena, 1 xic de farinha de trigo, 1 col de sal, 1 col de sopa de feremto em pó. Colque essa mistura em duas formas e os recheios podem variar.
Para o receheio de berinjela:
Refogue duas berinjelas picadas, com alho e cebola desidratado (pode ser fresco), orégano, salsinha, azeitona picada. Coloque o recheio em cima da massa e decore com fatias de tomate e fatias de mussarela, leve ao forno.

Bom Apetite nas Festas Juninas e para o Ano todo também!!!!!!


10 comentários:

  1. Gutinho já vai aprendendo! ;) (RENATA)

    ResponderExcluir
  2. a Pipoca é muitoo boa!! HAHHAHAH Recomendo! ;)
    Beijos Julinha*

    ResponderExcluir
  3. NOSSA ESSA TORTA DE BERINGELA DEVE SER O MAXÍMO... VOU FAZER BJS. NADIA

    ResponderExcluir
  4. Essa torta é sensacional e fácil de fazer.....bjsss Nadia

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz Ana!! Adorei!!! super fácil.. e a massa fica muito macia!!
    valeu! bjs

    ResponderExcluir
  6. Aninha, o blog está muito apetitoso! Minha mãe quer a receita do bolo de paçoca da Mariazinha! Como todos os bolos da sua mãe, este deve ser uma delicia! Faz um post pra gente!!! Beijosss Claudia e Claudete

    ResponderExcluir
  7. Que bom que gostaram, em breve colocarei a receita especialmente pra vcs....bjssss

    ResponderExcluir
  8. Quero comer a torta de berinjela deu água na boca 🤤

    ResponderExcluir