quarta-feira, 17 de abril de 2013

ANIVERSÁRIO DE 1 ANO - MIMO E QUITUTE


Poema da Mariazinha Colucci Picollo para homenagear Um Ano de "Mimo e Quitute" e uma Feijoada Light, Caipirinha e suas "histórias" !!!

Viver agora é o momento.
Viver em Paz.
É o que a todos apraz.
Viver a vida.
Que sempre será querida,
Viver com amor
Com todos os entes queridos.
Viver no caminho da perfeição.
Sem contradição.
Viver sempre, viver, esperar o amanhecer.
Saber querer e nunca se perder.
                  Mariazinha Colucci Picollo - Outubro 2009.
       

         "Histórias" sobre a origem da Feijoada e da Caipirinha!!!                   

        A feijoada, um dos pratos  mais famosos da culinária brasileira, se originou por meio dos costumes dos escravos africanos. O prato consiste na mistura de feijão preto, carne de porco, farofa, entre outros ingredientes.Na época da escravidão, os senhores de escravos não comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas, rabos ou pés, e davam tais partes aos seus escravos.Como a alimentação dos mesmos era baseada apenas em cereais, como milho e feijão, resolveram pegar as partes do porco que eram rejeitadas e juntá-las com o feijão, cozinhando tudo em um mesmo recipiente, além de adicionar água, sal e pimentas diversas à mistura. Estava feita a primeira feijoada.    

         Essa combinação de carnes e legumes cozidos já existia na Europa. Já nos tempos do Império Romano temos relatos de que os povos latinos realizavam esse tipo de mistura para organizar suas refeições. Entre os franceses, o famoso cassoulet, composto por feijão e diferentes tipos de carne, é um evidente amigo da feijoada brasileira. Além desses exemplos, podemos citar que os espanhóis também, desde o começo da Idade Moderna, consumiam carne cozida junto com “fabas”, uma espécie de feijão branco.

 A caipirinha surgiu em alguma cidade do interior de São Paulo. A mistura de aguardente de cana, limão e açúcar já era grande conhecida por todos da Capitania de São Vicente como excelente remédio contra a gripe. Com os avanços tecnológicos, adicionaram gelo a essa mistura e pouco a pouco ela foi difundida por todo o Brasil e ganhou o mundo. Uma versão interessante para o surgimento da caipirinha foi a que consta no livro O Xangô de Baker Street”, escrito por Jô Soares, que o Dr. Watson, amigo de Sherlock Holmes, criou a caipirinha para evitar que o Sherlock sentisse algum mal estar se provasse a cachaça com limão. Vale a pena assistir o filme homônimo ou ler o livro.  Para quem não sabe a caipirinha e a cachaça seguem algumas regras para serem fabricadas. A Caipirinha, por exemplo, deve ser feita de Cachaça, limão e açúcar,com graduação alcoólica entre 15 e 36 graus e temperatura de 20ºC, podendo adicionar água para que a graduação alcoólica fique dentro do estipulado. 
Uma curiosidade sobre o modo de preparo da Caipirinha é que não existe corte específico do limão, porém a maioria dos bartenders dizem que é necessário a retirada do miolo para não amargar o coquetel. Entretanto, o que poucos sabem é que o miolo é retirado na maioria das vezes para facilitar a extração do sumo do limão.  A Caipirinha tem diversas versões, trocando o limão por morango, abacaxi, kiwi, lichia, caju ou misturando todas as frutas. Pode-se alterar também o destilado, mas nesse caso não será mais uma Caipirinha. Quando há a mudança do destilado ela ganha outros nomes, por exemplo  se for usado Vodka, é Caipiroska e se for Rum, chama-se Caipiríssima. 

Feijoada e Caipirinha, tudo com moderação!!!

Ingredientes

  • 1 kg de feijão preto 
  • 1 pacote de carne seca em cubos
  • 3 gomos de paio fatiado fino
  • 3 gomos de linguiça calabresa  fatiada fina
  • tempero a gosto - azeite, cebola, alho, salsinha, orégano
  • água fervente o suficiente
  • * opcional - lombo defumado e costelinha
Preparo:
Ferva 2 vezes a carne seca e outra carne defumada salgada que utilizar para remover o excesso de sal. Na panela de pressão, coloque o azeite, a cebola e o alho picadinho ou use desidratado (muito saboroso), coloque a linguiça e o paio fatiado fino e misture bem com os temperos. Acrescente as carnes fervidas e escorridas, o feijão preto e a água fervente. Cozinhe até ficar tudo macio e com um caldo a seu gosto. 



 CAIPIRINHA!!!
                                        
                  Frutas diversas (limão,morango, lima da pérsia, kiwi), açúcar  e uma boa Cachaça ou Vodka

                                            PARABÉNS MIMO E QUITUTE!!!!

Boa Leitura e Bom Apetite !!!!!       

  Fontes: historiadetudo.com/feijoada -  escolakids.com/a-historia-da-feijoada..e drinquepedia.com/drinques/historia





Nenhum comentário:

Postar um comentário